
PALMELA

ETAPA | 2
PALMELA - ROTA DAS VINHAS
112KM
1100 D+
01/06/2021 - 30/06/2021




INSCRIÇÃO
ID INSCRIÇÃO
Podes colocar a tua foto de perfil.
FALTA DE DADOS!
inscrições encerradas
INSCRIÇÃO REGISTADA COM SUCESSO. OBRIGADO
''Viver é enfrentar desafios.Quem nunca enfrentou desafios, apenas passou pela vida, não viveu.''
ETAPA 2 - palmela
Esta vila localizada num dos contrafortes do Parque Natural da Serra da Arrábida, atraiu ao longo dos séculos os vários povos que passaram pela Península Ibérica.
Segundo se crê deve o seu nome aos Romanos, mais concretamente a um pretor de apelido Palma, e aos Árabes deve a construção do castelo no seu ponto mais alto, de onde se domina toda a região que se estende entre os Rios Sado e Tejo, avistando-se ainda a Serra de Sintra.
Por este aspecto compreende-se a sua importância naquela época, por razões de estratégia militar, bem como nos dias de hoje em que é um dos melhores miradouros de toda a região.
Palmela foi reconquistada aos Mouros pelo 1º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques (séc. XII) com a ajuda dos Cavaleiros da Ordem de Santiago de Espada, que recompensou doando-lhe estas terras para povoamento e defesa. No séc. XV foi fundado um Convento no interior do Castelo, que serviu de Sede a esta Ordem Religiosa e Militar, e que actualmente alberga uma Pousada.
Palmela é também uma importante região vitivinícola, onde se produzem vinhos de mesa de excelente qualidade, bem como um vinho generoso conhecido como Moscatel de Setúbal. É esta actividade que dá origem às mais importantes festividades da vila, as Festas das Vindimas que se realizam no início de Setembro, e incluem no seu programa cortejos, espectáculos e largadas de touros.


PONTOS DE INTERESSE

CASTELO DE PALMELA

MOINHOS DE VENTO

IGREJA MATRIZ DE PALMELA
