O FUNDADOR

O meu nome é Manuel Correia, nasci em 1948 em Sarzeda numa aldeia do interior no distrito de Viseu, e sou o Presidente e o Fundador do TUGACYCLING.

O meu gosto pelo ciclismo começou muito cedo, mas as dificuldades para ter uma bicicleta tornavam este meu sonho muito difícil de concretizar.

Nasci numa familia com poucos recursos e por isso cedo tive que ir trabalhar para Lisboa, e foi aqui que arranjei o meu primeiro trabalho que me permitiu ajudar a minha familia nas despesas do dia a dia.

Em 1964 passei pelo Ultramar, mais concretamente pela antiga província Portuguesa de Moçambique, terra que ainda hoje recordo com saudade. Com a descolonização regressei à Metrópole, onde comecei uma nova vida na localidade Quinta do Conde no Conselho de Sesimbra.

Foi aqui com a ajuda de alguns comerciantes e do clube “Os Leonenses” que criámos a primeira equipa amadora de ciclismo e com a entrada do patrocicio da Unicer ficou criada uma das mais prestigiadas equipas de ciclismo da Margem Sul.

Com a crise financeira na década de 80 mais uma vez tive de deixar o País e emigrar para os Estados Unidos da América.

Apesar das dificuldades, o ciclismo continuava a ser uma grande paixão dando o maior apoio ao meu filho João Correia na sua carreira desportista como ciclista.

Com a ajuda de alguns amigos luso americanos criámos a “Portuguese America Cycling Club”, equipa que participava em provas do calendário nacional dos Estados Unidos. Cada vez eram mais os portugueses que se juntavam para andar de bicicleta em passeios pelos condados do Westchester, Nova Iorque o que originou o aparecimento da equipa “TUGACYCLING” também com a grande ajuda de empresários e clubes portugueses locais.

 

No seguimento deste crescimento surgiu em Nova Jersey o “TUGACYCLING DEN LIONS” que participam em provas de lazer e de caracter humanitário.

Também no Canadá os nossos lusodescendentes vestem as cores “TUGACYCLING” com orgulho e apoiando com patrocínios este grande projeto.

Com o meu regresso a Portugal foi criada a equipa TUGACYCLING PORTUGAL” onde se contam hoje 34 atletas de Norte a Sul do país.

MANUEL CORREIA