top of page

Pelo o vale encantado do tejo




Dia 22 de maio de 2022, vai ficar registado por um novo evento de ciclismo, Granfondo Médio Tejo, com a organização da Cabreira Solutions.

Vai ter como partida e chegada no município de Ferreira do Zêzere, alternando no ano seguinte para o município de Tomar cidade templária.


Na Região do Médio Tejo a sublime paisagem, predominantemente florestal e agrícola, é enriquecida pelos cinco rios que atravessam o território. Os rios Tejo, Zêzere, Nabão, Almonda e Alviela são ainda acompanhados por numerosas ribeiras, quedas de água, albufeiras e praias fluviais, as quais estão prontas a recebê-lo e encantá-lo nos dias de mais calor.


No Granfondo Médio Tejo, existirão 3 distâncias, com as seguintes designações, quilometragens e desnível:

- Granfondo: 139,79km | 2280mt D+

- Mediofondo: 104km | 1720mt D+

- Minifondo: 76km | 1090mt D+


Os participantes terão a oportunidade de pedalar na região do Médio Tejo, regozijando-se com as deslumbrantes paisagens de Ferreira do Zêzere, Olalhas, Serra, Tomar, Casais, Alviobeira, Pias, Dornes, Chão das Macieiras, Cernache do Bom Jardim, Sertã, Marmeleiro, Vale da Urra Cimeiro, Vila de Rei, Fernandaires, Zaboeira.


O que visitar em Ferreira do Zêzere.

Ferreira do Zêzere é maravilhar-se com um território de serras e vales verdejantes, refrescar-se nas magníficas praias fluviais da Albufeira de Castelo do Bode e divertir-se com experiências náuticas memoráveis.


A vila em si não vai precisar de alocar muito tempo. Na verdade, tirando a Igreja Paroquial de São Miguel, de fachada maneiristas do século XVI, a Capela de Santo António do Cemitério, os solares da Casa do Adro convertida em hotel, da Quinta das Lanças, da Quinta da Bela Vista, o Chalé Flores, o edifício do Antigo Hospital de Todos os Santos, e o edifício dos Paços do Concelho, pouco mais merece destaque na vila.


Um local extraordinário que espera por si, é o caso da “Península Encantada” de Dornes, conhecida como Terra Mítica dos Templários com a sua Torre Pentagonal medieval e a Igreja de Nossa Senhora do Pranto, um dos mais antigos destinos de romaria e de culto mariano nacional.


O rol de pequenos tesouros continua: pelourinhos e ermidas lendárias, as sepulturas visigóticas de Pias, o Açude do Pego parte do sistema de rega criado pelos Romanos na Ribeira de Ceras, as casas brasonadas e os solares.

Em Areias, são imperdíveis a Igreja de Nossa Senhora da Graça, a pré-histórica Gruta de Avecasta e um sui generisMoinho de Vento de Avecasta, de madeira e forma hexagonal, no cume dum monte donde se avista os contrafortes das serras de Alvaiázere, Lousã, Alvéolos e Muradal.Para vistas sublimes, suba à enigmática Capela de São Pedro de Castro. Contudo, no que a miradouros diz respeito, Ferreira do Zêzere reúne um belo manancial, como seja o apaixonante Miradouro da Pedra da Malhada.


Onde comer?

Comer e beber bem devem estar no topo das suas prioridades quando for visitar Ferreira do Zêzere. É que Ferreira do Zêzere é a “Capital do Ovo”, detém um recorde Guinness da maior omelete do mundo e realiza 5 festivais gastronómicos dedicados às migas (janeiro), ao lagostim (abril), à fava (maio), ao ovo (junho) e à abóbora (novembro), os produtos regionais e sazonais de maior qualidade.


Afamados de longa data, o Leitão à Ferreirense, o Peixe de Rio e a doce Tigelada. A estes juntaram-se outras iguarias como o Cabrito Assado, o Lagostim de Rio, os Bifinhos no Chapéu. Bote o dente a um Bom Marido ou uma Boa Esposa – só para adoçar, não comece já a pensar noutras coisas!

Quinta do Adro – Casa dos Grelhados

A Grelha do Zêzere

Pastelaria Pérola do Zêzere

Fonte de Cima (Dornes)

Casa dos Leitões (Bela Vista, Águas Belas)









37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page