top of page

GF Bragança



Animação, tradição e desafio. Se fosse possível resumir o muito que os participantes vão encontrar no Bragança Granfondo by Trek 2022, estas três palavras seriam uma boa escolha. Claro que esta é uma visão simplista de um Granfondo que é um mundo e onde não faltam motivos para maravilhar quem o tenta conquistar e acaba conquistado por ele!


Bragança Granfondo by Trek 2022 e proporcionar três percursos que combinam as três características descritas no início como nenhum outro evento do género. Granfondo (137 km com 2577 m de desnível) , Mediofondo (98 km com 1881 m) ou Minifondo (60 km com 1161 m) vão desafiar a valentia e espírito competitivo de cada um.


Tradição e desafio estão também evidentes na mítica subida do Castelo de Bragança, celebrizada pelas corridas do WTCC, ou na passagem pelo Muro Rio Sabor-S. Bartolomeu (2,8 km; declive médio: 11%, máximo 24%), locais onde não faltará... animação!

Seja qual for a escolha de palavras, o melhor é mesmo conhecer em primeira mão o porquê de tantos se referirem ao Bragança Granfondo by Trek como o Granfondo mais animado do Mundo. E a razão para muitos mais que já conhecem fazerem questão de voltar e ajudar a espalhar o conceito de que "Bragança somos todos".


O QUE VISITAR!


Visitar Bragança começa no centro histórico de Bragança, um conjunto arquitetónico que nos transporta às várias épocas áureas da cidade batizada de Brigância pelos Celtas. O Centro Histórico de Bragança é relativamente pequeno, logo, a melhor maneira de visitar os principais pontos de interesse de Bragança é a pé. Há três núcleos imperdíveis para quem vai visitar Bragança pela primeira vez. São eles o Castelo de Bragança e respetiva Cidadela, a Rua dos Museus e a Praça da Sé onde se concentram as atrações de relevo. Caso o tempo seja escasso, é aqui que deve focar as suas atenções num roteiro por Bragança.


  • Centro histórico de Bragança

  • Porta do Sol

  • Castelo de Bragança

  • Torre de Menagem

  • Museu Militar de Bragança

  • Torre da Princesa

  • Domus Municipalis

  • Museu Ibérico da Máscara e do Traje

  • Praça da Sé

  • Parque Natural do Montesinho

  • Rio de Onor

  • Gimonde

  • Montesinho

ONDE COMER?


O restaurante O Abel, na aldeia de Gimonde é de paragem obrigatória para quem vai visitar Bragança. O Sr. Abel e a esposa, Dona Clóris, apostaram nos sabores autênticos da região e nos pratos tradicionais há mais de trinta anos. Desde então, a casa de petiscos passou a restaurante.

Especialidades: Entradas: alheira da região, queijo de ovelha, presunto, chouriça assada. Da brasa: Posta à Abel, Costeleta de Vitela, Rodeão, Cordeiro, Picantone (franguinho na brasa); Bacalhau assado na brasa regado com azeite. Sobremesas: Pudim de Castanha, Pudim de Queijo…


A Taberna do Javali, na cidadela do Castelo de Bragança, tem propostas refrescantes e interessantes. Ao Javali vão buscar o nome e a carne para pregos e hambúrgueres que destacamos. Na hora de escolher, a tarefa torna-se complicada.

Especialidades: Entradas: Tiras de frango crocante com molho picante, Presunto com tomate, Bolinha de alheira, Tábua de queijos e enchidos, Salada Transmontana, Salada Terra e Mar, Risoto de presunto e abacate. Carnes: Hambúrguer Caseiro, Prego de javali, Francesinha de javali, Lombelo de porco, Lombo de vitela. Sobremesas: Misto de doces, Tarte de Castanha, Tarte de grão de bico, Mousse de limão, Chocolate branco.


Espaço rústico cuidado no coração da aldeia de Varge, o restaurante O Careto homenageia a boa gastronomia tradicional transmontana e os Caretos, que em Varge são levados a sério. Por entre as elogiadas Postas e Costeletas Mirandesas, o generoso Bacalhau na brasa com batata a murro, e um surpreendente Congro aberto na brasa, há paladares do antigamente que quase se perdiam no tempo, como o Galo Caseiro no Pote de Ferro.

Especialidades: Entradas: queijo, presunto, alheira. Peixes: Bacalhau assado na Brasa com batata a murro, Congro aberto assado na brasa. Carnes: Posta de vitela, Costeleta de vitela, Galo Caseiro no Pote de Ferro (só por encomenda). Sobremesas: Queijo com doce de Abóbora, Queijo com doce de cereja, Pudim de ovos.




33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page