
Animação, tradição e desafio. Se fosse possível resumir o muito que os participantes vão encontrar no Bragança Granfondo by Trek 2022, estas três palavras seriam uma boa escolha. Claro que esta é uma visão simplista de um Granfondo que é um mundo e onde não faltam motivos para maravilhar quem o tenta conquistar e acaba conquistado por ele!
Bragança Granfondo by Trek 2022 e proporcionar três percursos que combinam as três características descritas no início como nenhum outro evento do género. Granfondo (137 km com 2577 m de desnível) , Mediofondo (98 km com 1881 m) ou Minifondo (60 km com 1161 m) vão desafiar a valentia e espírito competitivo de cada um.
Tradição e desafio estão também evidentes na mítica subida do Castelo de Bragança, celebrizada pelas corridas do WTCC, ou na passagem pelo Muro Rio Sabor-S. Bartolomeu (2,8 km; declive médio: 11%, máximo 24%), locais onde não faltará... animação!
Seja qual for a escolha de palavras, o melhor é mesmo conhecer em primeira mão o porquê de tantos se referirem ao Bragança Granfondo by Trek como o Granfondo mais animado do Mundo. E a razão para muitos mais que já conhecem fazerem questão de voltar e ajudar a espalhar o conceito de que "Bragança somos todos".
O QUE VISITAR!
Visitar Bragança começa no centro histórico de Bragança, um conjunto arquitetónico que nos transporta às várias épocas áureas da cidade batizada de Brigância pelos Celtas. O Centro Histórico de Bragança é relativamente pequeno, logo, a melhor maneira de visitar os principais pontos de interesse de Bragança é a pé. Há três núcleos imperdíveis para quem vai visitar Bragança pela primeira vez. São eles o Castelo de Bragança e respetiva Cidadela, a Rua dos Museus e a Praça da Sé onde se concentram as atrações de relevo. Caso o tempo seja escasso, é aqui que deve focar as suas atenções num roteiro por Bragança.
Centro histórico de Bragança
Porta do Sol
Castelo de Bragança
Torre de Menagem
Museu Militar de Bragança
Torre da Princesa
Domus Municipalis
Museu Ibérico da Máscara e do Traje
Praça da Sé
Parque Natural do Montesinho
Rio de Onor
Gimonde
Montesinho
ONDE COMER?
O restaurante O Abel, na aldeia de Gimonde é de paragem obrigatória para quem vai visitar Bragança. O Sr. Abel e a esposa, Dona Clóris, apostaram nos sabores autênticos da região e nos pratos tradicionais há mais de trinta anos. Desde então, a casa de petiscos passou a restaurante.
Especialidades: Entradas: alheira da região, queijo de ovelha, presunto, chouriça assada. Da brasa: Posta à Abel, Costeleta de Vitela, Rodeão, Cordeiro, Picantone (franguinho na brasa); Bacalhau assado na brasa regado com azeite. Sobremesas: Pudim de Castanha, Pudim de Queijo…
A Taberna do Javali, na cidadela do Castelo de Bragança, tem propostas refrescantes e interessantes. Ao Javali vão buscar o nome e a carne para pregos e hambúrgueres que destacamos. Na hora de escolher, a tarefa torna-se complicada.
Especialidades: Entradas: Tiras de frango crocante com molho picante, Presunto com tomate, Bolinha de alheira, Tábua de queijos e enchidos, Salada Transmontana, Salada Terra e Mar, Risoto de presunto e abacate. Carnes: Hambúrguer Caseiro, Prego de javali, Francesinha de javali, Lombelo de porco, Lombo de vitela. Sobremesas: Misto de doces, Tarte de Castanha, Tarte de grão de bico, Mousse de limão, Chocolate branco.
Espaço rústico cuidado no coração da aldeia de Varge, o restaurante O Careto homenageia a boa gastronomia tradicional transmontana e os Caretos, que em Varge são levados a sério. Por entre as elogiadas Postas e Costeletas Mirandesas, o generoso Bacalhau na brasa com batata a murro, e um surpreendente Congro aberto na brasa, há paladares do antigamente que quase se perdiam no tempo, como o Galo Caseiro no Pote de Ferro.
Especialidades: Entradas: queijo, presunto, alheira. Peixes: Bacalhau assado na Brasa com batata a murro, Congro aberto assado na brasa. Carnes: Posta de vitela, Costeleta de vitela, Galo Caseiro no Pote de Ferro (só por encomenda). Sobremesas: Queijo com doce de Abóbora, Queijo com doce de cereja, Pudim de ovos.