top of page

Cinfães - serra de montemuro



Este fim de semana vamos rumar até à bonita vila de Cinfães, sede de concelho, situada na região Norte do País, no sopé da Serra do Montemuro, numa área abençoada pela natureza e dona de férteis solos, sobranceira ao maravilhoso Rio Douro.


Esta é uma região de muito antiga ocupação Romana, encontrando-se muitos vestígios arqueológicos datados da Pré e da Proto-História.


O seu ambiente rural tem sobrevivido ao passar dos séculos, apresentando-se ainda hoje como uma mais valia da região, onde se produzem os mais frescos produtos da terra.


Cinfães orgulha-se da sua Barroca Igreja Matriz de São João Baptista do século XVII, do bonito Pelourinho, do agradável Jardim e do Museu Serpa Pinto, da interessante Casa da Cultura destinada às novas tecnologias de informação e à realização de variados eventos, e, claro das paisagens deslumbrantes que se avistam do bonito Miradouro do Calvário.


Próxima, a albufeira da Barragem do Carrapatelo embeleza ainda mais a paisagem, proporcionando igualmente boas condições para a prática das mais variadas actividades de desporto, lazer e turismo.


O que Visistar em Cinfães?

  • Miradouro do Teixeirô

  • Serra de Montemuro

  • Núcleo histórico da vila de Cinfães

  • Igreja Barroca São João Baptista

  • Portão Brasonado da Quinta da Fervença

  • Museu Serpa Pinto

O que comer em Cinfães?

  • Posta Arouquesa

O aparecimento da raça Arouquesa perde-se no tempo, alguns autores apontam para a sua possível origem Celta, através do cruzamento de várias raças de bovinos. As primeiras referências à raça Arouquesa surgem num relatório da Sociedade Agrícola do Porto, de 1856, onde constam imensos elogios à grande capacidade de trabalho destes animais nas zonas declivosas do Douro Vinhateiro, assim como a sua capacidade de engorda.




O GRANFONDO DE MONTEMURO


O Montemuro Granfondo by Trek 2022 abre a época de Granfondos da Bikeservice. E fá-lo da melhor maneira possível: com um desafio colossal!


Granfondo (120 km), Mediofondo (91 km) ou Minifondo (55 km), faz a tua escolha e vem à descoberta deste pedaço de território intocado, famoso pela ausência de poluição do Rio Paiva e o conjunto de monumentos históricos que fazem de Cinfães, em plena Rota do Românico, um concelho de visita obrigatória.




Fontes:

visitcinfãs

CM de Cinfães

Granfondo Montemuro



48 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page