
No dia 17 e 18 de junho de 2023 realizou-se a terceira edição do UCI Granfondo World Series Coimbra Region.
Este grande evento conta com o aval internacional do UCI Gran Fondo World Series, fazendo parte de um grupo selecionado de eventos que, a nível internacional, pontuam para os campeonatos mundiais de 2023 desta disciplina, e que rondam os 25 ao redor do mundo. Além disso, é o único evento na Península Ibérica com esta qualificação, o que constitui uma oportunidade única para os participantes.
Composto por dois dias de evento, os atletas tiveram a oportunidade de realizar no sábado (17-06-2023) um contrarrelógio e no domingo (18-06-2023) o Granfondo. Existiram as seguintes distâncias, com as seguintes designações, quilometragens e desnível:
– Contrarrelógio Individual - 20km
– Granfondo - 148km - 1548mt D+
– Mediofondo - 106km - 956mt D+
Tiago Crespo em grande destaque apurou-se para o Campeonato do Mundo em Glasgow - Escócia onde vai representar as cores nacionais e do TugaCycling.
Participou no granfondo onde andou sempre no grupo de frente no entanto houve um grupo que se destacou ficando o Tiago no segundo grupo.
No entanto cortou a meta em 17.º lugar no seu escalão (35-39) o que bastou para conseguir o apuramento para o campeonato do mundo nesta modalidade.
Tiago Crespo fez o percurso de 147km no tempo de 03H44M com uma média 39km/h, números que só demonstram a grande capacidade deste atleta, que no final de 2022 já nos mostrava provas que o futuro iria ser risonho.
Recordamos ainda que durante este mês de junho Tiago Crespo ganhou a classificação geral do Granfondo da Madeira.
Ainda no granfondo esteve presente Luís Abrantes onde cortou a meta em 56.ºlugar do seu escalão (35-39)
Já no percurso de mediofondo esteve presente os seguinte atletas:
A.Santos 54.º lugar (19-34)
Jorge Ramalho 27.º lugar (40-44)
L.Santos 14.º lugar (55-59)
P.Santos 31.º lugar (55-59)
Ainda de salientar um palavra de apreço para o "nosso" ciclista Hélder Loureiro este ano a correr pela equipa de São João de Ver, no entanto algumas provas faz pela nossa associação.
Dar os parabéns mais uma vez pelo o 1.ºlugar no CRI, onde irá marcar presença em Glasgow.
Hélder Loureiro que fez questão de utilizar o nosso fato de CRI.
Mais uma vez OBRIGADO.